sábado, 8 de dezembro de 2007

Cracovia - Polonia

Eu, a Ka e o Moises chegamos umas 4 da madruga no aeroporto pra fazer companhia pro Fernando, que vinha da Escocia, e passou a noite la. O nosso voo era as 7:30hs, com previsao de chegada as 11:30hs hora local.Pra comecar a mulher do check-in queria cobrar uma taxa nao-obrigatoria dos mulekes, mas eles se recusaram !! Dai fomos pra imigracao e o Moises tentou entrar com seu shampoo e seu desodorante na bagagem de mao. Resultado: confiscados.

Todos dormiram durante o voo. Quando acordamos, vimos a paisagem coberta de neve. Ficamos todos empolgados !!!Porem, o primeiro imprevisto da viagem aconteceu: o comandante anunciou: “Bem-vindos a “chsreojtaspjids””. E dai a gente: “O que ? Ele nao falou Cracovia…e agora ?” Foi entao que nos demos conta: estavamos em outra cidade !!! Ao pousar o aviao, ele anunciou novamente, e dai sim entendemos: estavamos na cidade de Rzeszow, pois no aeroporto de Cracovia as condicoes de pouso eram pessimas, devido a um nevoeiro. Ao descer na pista do aeroporto de Rzeszow, ja comecamos a atacar neve uns nos outros !! Acho que os outros passageiros pensaram que a gente era idiota…A imigracao foi la mesmo, com umas perguntas nada a ve (como qual a populacao de Sao Paulo !!!).Entao pegamos um onibus que nos levou ate o aeroporto de Cracovia e que durou 3 horas !!! Isso fez a gente mudar um pouco o roteiro por la. Estava –3ºC. Do aeroporto, um onibus gratis nos levava ate a estacao de trem (+- 3 minutos), que era aberta, minha nossa que frio. O trem ate a estacao central de Cracovia demorou 20/30 minutos e custava 6 slotys (1 euro = 3,60 slotys). Apelidamos a moeda local de “chocolate”, em homenagem aos Goonies.

Fomos a pe ate o Mama’s Hostel. Diaria de 50zl (+-14 euros). Acredito que foi o melhor albergue que fiquei ate hoje. Muito central (a metros da praca principal), staff muito gente boa (todos atenciosos e com otimas dicas da cidade), café incluso (era simples, mas pelo menos tava incluso), muito bom pra fazer amizades, internet free, locker no quarto, silencioso. A unica coisa que achei ruim eh que fica no terceiro andar de um predio sem elevador. Mas foi otimo, ficamos num quarto com 6 camas, tinha mais um casal australiano muito gente boa.

Fomos a um shopping comer, era bem parecido com os de Sao Paulo. Depois, como ja era de noite, demos uns roles pelo centro mesmo, na praca central (que eh a maior praca medieval da Europa), onde tem a igreja em que o ex-papa Joao Paulo II foi padre por 5 anos, depois fomos a rua Franciszkanska, que tem um pequeno predio amarelo que foi residencia do papa e possui uma foto dele muito bonita, parece ele mesmo acenando !!! Vimos o Dragao da Cracovia, mas para que ele cuspisse fogo deveriamos mandar uma mensagem pra um numero indicado la, entao acabamos nem vendo.

No Segundo dia fomos pra Auschwitz, mas esse passeio merece um post soh pra ele, entao vou escrever depois que terminar a Cracovia.
De noite, seguimos a recomendacao da recepcionista do hostel e fomos para o bairro judeu comer Zapiekanki, uma especie de baguette de mushrooms com queijo, e que vc escolhe o que mais colocar. Foi uma dificuldade incrivel pra entender o que o cardapio em polones dizia !!! Mas o dono foi muito gente boa e ate nos serviu bebidas de graca (que mais parecia uma sopa !!!). Depois fomos a um pub e tomamos varias coisas tipicas, como cerveja polonesa e um drink que formava a bandeira da Polonia !!

No terceiro dia os mulekes voltaram pra Dublin e eu e a Ka fizemos o check-out, deixamos a bagagem no hostel e fomos pro Castelo de Wawel, com um muro gigante, um patio bonito, uma otima vista do rio. Tinha ate um guerreiro que a gente tirou foto !!Fomos ao bairro judeu pra ver a Fabrica de Schindler. A frente continua identica ao filme, porem dentro a fabrica funciona com outro dono e outra funcao, claro. Mas tinha uns avisos la de que estava em reforma, e pelo que entendi pode virar um museu. Tomara, porque esse lugar merece a lembranca.

Fomos entao para as Minas de Sal na cidade Wieliczka, proximo a Cracovia. O mini-bus custa somente 3zl. La custava 39zl com guia em ingles. Muito legal. Na Polonia, o sal nao eh marinho como no Brasil, e sim extraido dessa mina. O passeio comeca descendo uma infinidade de degraus (ainda bem que a volta eh pelo elevador). Depois a gente ve muitas esculturas de sal, e a guia bem divertida contava umas lendas e toda a historia da mina. Ela encoraja todo mundo a passar a mao na parede pra sentir o gosto, mas tem gente que ja mete a lingua mesmo !! Tem tambem uma capela em que 95% eh de sal: lustres, “quadros” como A Ultima Ceia, chao, tudo muito bonito.

Gostamos muito da Cracovia, nao esperavamos nada, e a surpresa foi muito boa !!! Pegamos as malas e fomos pra estacao de trem rumo a Praga. Mas de la eu falo depois !!!

Nenhum comentário: